08 fotógrafos brasileiros para seguir no Instagram

 

Que o Instagram tem muito fotógrafo gringo bom todo mundo sabe, mas do pessoal daqui de dentro mesmo pouco se fala, pouco se ouve. Este post chegou pra isso, pra te mostrar alguns dos melhores fotógrafos brasileiros do momento e dar um upgrade na sua rede (e quem sabe, no seu olhar também). Aprecie sem moderação.

@cesinha

César Ovalle (ou Cesinha, como é mais conhecido) mora em São Paulo e possui um perfil de peso. Fotógrafo do NX Zero e Jota Quest e criador da tag #sayhitothewater já assinou trabalhos para Ford, Samsung, Asus, Mothafucka e recentemente foi convidado a acompanhar a chegada da chama olímpica ao Brasil. Seu feed é composto por fotos aparentemente simples, são cenários urbanos e detalhes que passariam despercebidos por nós mas que através de suas lentes adquirem um novo olhar.

Há pouco tempo começou a postar vídeos dando dicas de fotografia (sim, tem post pra galera do “qual app?”) em sua página no fb.com/cesarovallefotografia e costuma mostrar o making of de alguns clicks no snapchat (cesarovalle), além da sua rotina de viagens, shows e da vida em casa também (por que não?).

CESINHA

 

@agustinmica

Agustin mora em Balneário Camboriú (SC) e além de fotografar, também se arrisca como modelo e surfista. Se você reconheceu o sobrenome, provavelmente sabe que ele tem um irmão que faz sucesso em Venice Beach (na Califa), o modelo Martin Mica. O feed de Agustin segue a pegada do surf, com fotos de praias e pores do sol mas conta também com photoshoots, making ofs e algumas fotos dos seus gatos. Para ficar por dentro de sua rotina é só adicioná-lo no snapchat: agustinmica.

AGUSTIN

 

@marcelonava

Marcelo também é residente de São Paulo e sim, jovens, ele e o @cesinha se conhecem e até fazem parte da mesma galera, junto com alguns outros nomes que vão aparecer por aqui. É criador da tag #roundseries, o que explica a particularidade do seu feed: as fotos sempre tem algum objeto redondo nelas, sempre mesmo (duvido você encontrar umazinha que não tenha – I dare you!). Ele até brincou uma vez que passaria a usar a tag #squareseries mas não durou muito tempo (até porque era 1º de Abril).

NAVA

@raularagao

Raul já começa diferente dos demais porque além de não morar em São Paulo, é um digital nomad, como se autodenomina. Ele viaja na cola dos maiores festivais de música que existem e já clicou Lolla, Coachella, Ultra Miami, Rock In Rio e alguns eventos como o Air Max Day em São Paulo.

A vibe do I Hate Flash, empresa na qual ele atua junto com outros fotógrafos, é não só clicar as cenas mas participar do que está acontecendo e mostrar o ponto de vista do público da forma mais espontânea possível. Então não fique surpreso ao ver fotos dele fantasiado ou maquiado, descontração também faz parte desse feed.

RAUL

@disheep

Diego Carneiro (Sheep, Carneiro…sacou, sacou?!) não mora em São Paulo, mas sim no Rio Grande do Sul. Diferente dos outros nomes citados, é muito difícil vê-lo nas postagens; ele fotografa basicamente paisagens naturais e com um olhar tal que faz você pensar que são cenários europeus e não brasileiros (ainda mais se você seguir alguns fotógrafos internacionais também).
SHEEP

@kato78

Pensa num japonês f*da e discreto (praticamente uma redundância, né). Rubens Kato (ou só Kato) mora em São Paulo e anda com @cesinha e @marcelonava, inclusive eles todos estiveram juntos na ação da Asus para o Zenfone este ano (nada menos que um cruzeiro Santos-Búzios). Além do cenário urbano, gosta de fotografar corpos contra a luz e tem mais posts de comida que os outros nomes desta lista (o que não vai te impedir de seguí-lo, certo?). Mesmo em preto e branco, suas fotos são marcadas por cores vibrantes e um bom uso do foco. E de vez em quando aparece no snap do @cesinha fazendo umas gracinhas.

 

KATO

 

@andrehsantos

Andreh também mora em São Paulo e faz parte do grupo composto por grandes nomes (já citados aqui): @cesinha, @marcelonava, @kato78 e mais alguns outros. Com um feed exclusivamente mobile e urbano, Andreh fotografa as ruas da capital paulista, e das cidades por onde passa, sob ângulos pouco explorados por nós. Não costuma pesar a mão na edição e é um dos que mais usa as tags #detalhesãopaulo e #saopaulowalk.

ANDREH

@ramygrams

Ramy Robson talvez seja o nome menos conhecido desta lista, mas não o subestime. Residente em São Paulo (não, ele não faz parte da turminha anterior – pelo menos não até hoje) e entusiasta do skate, Ramy também faz da “selva de pedra” sua modelo. Além dos detalhes da vida urbana, gosta de fotografar o céu (seja em P&B, durante o pôr do sol ou simplesmente azul mesmo), quase sempre em contraste com os prédios da capital. Assim como @andrehsantos, também “assina” as fotos com as tags #detalhesãopaulo e #saopaulowalk.

RAMY

EXTRA

 

 

Tem muita gente boa por aí que não atua profissionalmente na área mas tem olhares (e consequentemente) feeds extraordinários. A mão tava coçando pra colocar mais gente nesta lista então aí vão mais dois perfis de brinde pra você.

@junior_lima

“Peraí, eu conheço esse nome” você deve estar pensando. Júnior (“o irmão da Sandy!” – isso mesmo, jovem) mora em São Paulo e não é fotógrafo mas bem que poderia. Dono de um feed de dar inveja, ele considera a fotografia apenas um hobby, mas depois de alguns posts podemos dizer que seu olhar e talento são dignos de um profissional. Costuma aparecer nas fotos de vez em quando (que são 100% mobile) e tem uma característica interessante, as legendas sempre são nomes de músicas. Então além de apreciar seus registros é possível criar playlists com eles (todos corre pro Spotify).

JUNIOR

@fredbandeira

Fred mora aqui em BH, é diretor criativo na Casasanto e se você é desse meio, provavelmente já ouviu falar dele. Talvez estar tão envolvido com publicidade seja o principal motivo de suas fotos terem um ar mais conceitual do que as dos outros fotógrafos citados. Os cliques consistem basicamente em paisagens, urbanas e naturais, com grande destaque para o céu e pássaros. Ele também costuma viajar e participar de ações a convite de algumas marcas, como o Asus On Board, o cruzeiro da Asus para promover o Zenfone (aquele mesmo do pessoal de São Paulo).

FRED

8D Propaganda